February 21, 2009

Compramos um peixe pro jantar, e o moço da banca deve ter percebido como eu estava cobiçando os sacos de ovas expostos sobre o gelo, porque depois de limpar, nos entregou o pacote dizendo que era uma "peixa" com ovas, e ele as deixou dentro dela. Yay!

Em casa, primeiro verifiquei se as ovas de northern pike são comestíveis. Apesar de um ou outro dizerem que podem ser levemente tóxicas, não achei evidências que me convencessem disso, e arregacei as mangas pra curá-las segundo esta receita de ikura (ovas de salmão). Realmente, a parte mais chata é remover a membrana das ovas, mas fica bem mais fácil depois de deixar os sacos mergulhados em água quente por uns 10 minutos. Tirar o excesso de água, misturar uma colherzinha de sal e deixar na geladeira por meia hora. Depois, mais um pouco de sal, mais meia hora no frio. Daí, colocar numa peneira até escorrer toda a água. E pronto! Caviar de pobre numa quantidade pra um exército, yum. Tô louca pra fazer uns sushis de ovas, ou simplesmente comer com arroz japonês fresquinho. Ficaram maiores que tobiko (ovas de peixe voador) e menores que ikura, de cor dourada. Adoro a textura das bolinhas, que fazem ploc!

(e se forem tóxicas mesmo, tchau gente! Foi bom conhecer vocês)

3 comments:

lisa said...

ainda bem que deu tudo certo e não eram tóxicas.
;)

Annix said...

;) ou então elas têm um efeito beeeeeeeem retardado

(nada, meu estômago que deve ser um reator nuclear)

lisa said...

sobre esse negócio de estômago-reator-nuclear: vou escrever um e-mail pra vc contando uma conversa que tive com a sensei lá do kumon. é beeeeeem engraçada. acho que vc vai se identificar. beijoca!